Projeto PARINTINS Galeria Cidade Aberta realiza ciclo de debates nessa semana

Galeria Cidade Aberta realiza ciclo de debates nessa semana

No dia 30 de abril, o Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Caio André, esteve em Parintins, com os artistas responsáveis pelos 15 novos murais do projeto PARINTINS Galeria Cidade Aberta.

Iniciado em 2022, o projeto tem mantido o propósito de ampliar o circuito da cultura para além do Bumbódromo e, com isso, se integrou a programação do Festival Folclórico, gerando, além de belos murais, emprego e renda para dezenas de artistas que não atuam nos galpões do Bumbás. 

Ao final dessa edição, o projeto terá atingido a ambiciosa meta de 8 mil metros pintados, sempre a partir de temas amazônicos, embora respeitando as linguagens, poéticas e técnicas de cada artista convidado. Como explica o curador e professor da UEA, Diego Omar, “cada um ingressa no projeto para somar com sua expertise em arte urbana. É difícil em um universo de tantas possibilidades escolher os artistas, mas privilegiamos aquilo que cada um já fez e sua interlocução com a nossa proposta”.

Para fortalecer essa interface com a sociedade, esse ano haverá também um ciclo de debates, reunindo os artistas convidados, estudantes (de escolas públicas, do Liceu e das universidades) e toda a comunidade. A programação. Segue a programação:

06.05 | 14h | Painel 1

O LICEU DE ARTES como promotor de arte e cidadania 

Artistas: Josinaldo Mattos – Pito Silva – Dermison Salgado – Inácio Paiva e João Ferreira – Suame e Natalina. Debatedora: Profa. Clarissa Suzuki – UFAM. Mediação: Prof. Diego Omar e Tiago Rocha

Local: Liceu de Artes Claudio Santoro – Unidade Parintins

_

07.05 | 19h | Painel 2

DE PARINTINS para o mundo ver [e vice-versa] 

Artistas: Raiz – André Hullk – Mestre Evanil – Lenilson Bentes [Mag] – Glaucivan Silva. Debatedor: Prof. Carlos Carvalho – UFAM. Mediação: Prof. Diego Omar e Tiago Rocha

Local: Centro de Estudos Superiores de Parintins | UEA

_

08.05 | 09H | Painel 3

NEM SÓ DE BOI é feita a arte parintinense 

Artistas: Jarbas Lobão – Curumiz – Levi Gama – Andrew Viana – Dennis Amoedo. Debatedor: Prof. Guy Amado – UFAM. Mediação: Prof. Diego Omar e Tiago Rocha

Local: Escola Estadual Senador João Bosco

As participações são gratuitas e para os que quiserem participar, basta se dirigir aos locais das atividades nos horários previstos. Com parceria da Universidade do Estado do Amazonas, todas as participações serão certificadas.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mistério: Jovem - natural de Nhamundá - completa três meses desaparecido

Pistoleiro, suspeito de várias mortes violentas no Pará, é preso em Parintins

Atriz global, que é apaixonada por Parintins, volta a declarar seu amor pela terra do Boi-Bumbá