Sushi e drink com açaí rendem dois pódios internacionais para parintinense no Japão
O parintinense Saraiva Miranda Hara, 36 anos, é campeão do Taste Master Awards Brasil-Japan 2025, com o drink autoral “Respiro da Floresta”, e alcançou o segundo lugar na categoria culinária com o prato “Sushi Amazônico do Cerrado”. O bartender, barista e mixólogo molecular apresentou duas receitas diferenciadas com açaí para conquistar os prêmios na cidade de Hamamatsu, na Província de Shizuoka.
“Uma mistura de Brasil e Japão, tradição e criatividade. Cada detalhe conta uma história de sabor e alma”, definiu o vencedor do prêmio internacional que celebra os 130 anos de amizade das duas nações, com a união de gastronomia, coqueletaria e cultura. Saraiva Hara surpreendeu o paladar de quatro jurados, ao preparar o drink e o prato na hora. O campeão garantiu destaque em livro a ser publicado na Amazon até o mês de dezembro.
No drink, o parintinense usou somente o açaí, com infusão de especiarias de cravo e canela para saborizar a bebida. Na receita, o mixólogo, que é especialista em drinks comestíveis, brindou os 130 anos da amizade entre os países. O drink ficou com as cores da bandeira do Brasil. O açaí deu a tonalidade alusiva ao país asiático. Na culinária, Hara criou um sushi com molho tarê feito com açaí e melaço de cana com cachaça mineira.
Com criações inspiradas na origem amazônica, o parintinense participou do Taste Master Awards 2025, realizado no dia 26 de outubro pela Associação Brasileira de Bartenders no Japão, como representante do Instituto Brasil. Saraiva Hara ganhou visibilidade além do evento, com reconhecimento e prestígio internacional, troféu, curso de especialização para se tornar consultor Taste Master Awards para bares e restaurante, curso de técnicas de mixologia avançada, além de prêmios surpresas de patrocinadores.
Por Gerlean Brasil de Souza




Comentários
Postar um comentário